Um Novo Ano Letivo do seminário.

Um Novo Ano Letivo do seminário
Miguel Adriano, 1º Conselheiro da Presidência da Estaca, Estaca de Setúbal

Decorreu no dia 26 de Setembro de 2015, na capela do Seixal, a mutual multi-estaca de abertura de um novo ano letivo do seminário. A atividade contou com a presença alegre de 130 jovens e 40 líderes da juventude e pais das estacas de Lisboa, Oeiras e Setúbal.
O programa incluiu um devocional com mensagens do irmão José de Castro, coordenador dos Seminários e Institutos de Religião, dos Presidente Mário Rodrigues, Presidente Miguel Ribeiro e Presidente Amaro Graça das estacas de Lisboa, Oeiras e Setúbal respetivamente. Foram dados conselhos aos jovens para dedicarem-se ao estudo e leitura do Velho Testamento, a importância do seminário nas vidas dos jovens e suas famílias e a expectativa de testemunhos mais fortes ao longo deste ano letivo.
Incluído no devocional foi apresentado o vídeo da Igreja de introdução à nova versão da Bíblia Sagrada, publicada pela Igreja, uma bênção para todos os alunos que este ano vão estudar o Velho Testamento. Num segmento do vídeo, o Presidente Henry B. Eyring, primeiro conselheiro na Primeira Presidência da Igreja, encorajou os membros da Igreja que falam Português a estudarem a nova edição da Bíblia, que passa a ter o título de Bíblia Sagrada, Almeida 2015.
“As escrituras são o guia decisivo para aprender o evangelho – a chave para entender o Nosso Pai Celestial e o Nosso Salvador, Jesus Cristo”, afirmou o Presidente Eyring. “Ao aprenderem e ensinarem em espírito de oração as escrituras, os vossos testemunhos irão crescer e ireis receber mais orientação em vossas vidas diárias”. “A Bíblia Sagrada é a ligação aos nossos irmãos e irmãs de outras religiões – um fundamento comum de fé construído sobre as palavras de Nosso Pai, os escritos de profetas antigos e os ensinamentos duradouros da Expiação de Nosso Salvador e Redentor”.
O programa da mutual multi-estaca decorreu com uma peça de teatro apresentada pelos jovens da ala do Seixal, um lanche e um divertido baile, onde os sucessos musicais da recente atividade nacional da juventude, FSY Portugal 2105, foram um ponto alto dos talentos dançantes dos jovens. Na verdade esta atividade foi uma oportunidade de reencontro dos jovens das três estacas que recordaram as experiências vivida no FSY 2015, que decorreu no passado mês de Agosto.
O programa de seminário da Igreja oferece aos jovens aulas de estudo diários das escrituras. As aulas decorrem nas capelas na maioria das vezes bem cedo de manhã, antes do horário das aulas escolares. O objetivo do seminário é ajudar os jovens a entender e a confiar nos ensinamentos e na Expiação de Jesus Cristo, a qualificar-se para as bênçãos do templo e a preparar a si próprios, sua família e outras pessoas para a vida eterna com o Pai Celestial.

O Presidente Thomas S. Monson referiu-se ao seminário e a sua importância, “O seminário abençoa a vida de centenas de milhares de jovens santos dos últimos dias. Lembro da minha própria experiência com o seminário. Tive minhas aulas muito cedo em uma casinha do outro lado da rua da minha escola de Ensino Médio. Pensei que, se minha professora conseguia acordar tão cedo, eu podia acordar também.
O seminário irá ajudar vocês a entender e a confiar nos ensinamentos e na Expiação de Jesus Cristo. Vocês irão sentir o Espírito do Senhor ao aprender a amar as escrituras. Irão se preparar para o templo e o serviço missionário.
 Jovens, peço que participem do seminário. Estudem as escrituras diariamente. Escutem seus professores atentamente. Apliquem o que aprenderem em espírito de oração.”