Pular para a Navegação Principal

O Crescimento da Igreja Mórmon a Nível Mundial

O Crescimento da Igreja Mórmon a Nível Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD ou os Mórmons) começou com seis membros nos Estados Unidos, em 1830, e agora tem mais de 15 milhões de membros espalhados pelo mundo, com mais pessoas a filiar-se à Igreja anualmente (ver “Worldwide Statistics,” mormonnewsroom.org/facts-and-statistics). Analise algumas informações adicionais sobre o funcionamento e crescimento da Igreja a nível mundial.

O que faz a Igreja Mórmon?

Os membros da Igreja reúnem-se em mais de 30 mil congregações espalhadas pelo mundo. As congregações reúnem-se semanalmente aos domingos, nas suas capelas locais, para adorar a Deus e aprender acerca do Seu evangelho. A Igreja de Jesus Cristo também tem em funcionamento 4.918 centros de história da família em 153 países, onde os membros da Igreja e os não membros podem encontrar informações acerca dos seus ancestrais. Desde 1985, a Igreja já proveu ajuda humanitária, inclusive resposta a catástrofes e apoio a refugiados, a 189 países. Ela também patrocina iniciativas de bem-estar a nível mundial, tais como programas de vacinação e doações de cadeiras de rodas (ver “Humanitarian Aid and Welfare Services Basics: How Donations and Resources Are Used” mormonnewsroom.org/ article/humanitarian-aid-welfare-services-breakdown-donations-costs-resources and “Worldwide Statistics,” mormonnewsroom.org/facts-and-statistics). A educação também é uma prioridade para a Igreja, que administra quatro universidades e faculdades, e tem mais de 407.900 estudantes em idade do ensino secundário, matriculados no seu programa de seminário para jovens.

Mais de 70 mil missionários Mórmons trabalham pelo mundo fora

O que fazem os missionários Mórmons?

Grande parte do crescimento da Igreja provém dos esforços dos missionários Mórmons. Os missionários Mórmons são um dos elementos mais reconhecidos dos esforços de evangelização da Igreja. Na realidade, a Igreja tem mais de 74 mil missionários em todo o mundo (ver “Missionary Program,” mormonnewsroom.org)! Se já se perguntou acerca de quem são os missionários Mórmons, eles são membros comuns de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que optam por passar entre 1,5 a 2 anos a ensinar outros como voluntários não remunerados, a tempo inteiro, e que se esforçam por ser servos de Jesus Cristo. O seu objetivo principal é ajudar as pessoas a achegar-se a Cristo ensinando-as acerca do evangelho restaurado. Os missionários Mórmons não só dedicam do seu tempo a ensinar as pessoas acerca de Jesus Cristo, como também seguem o exemplo de Cristo, dedicando tempo a servir as suas comunidades.

O que são os Templos Mórmons?

Para além das capelas, que são usadas para as reuniões de adoração dominicais, os Santos dos Últimos Dias também adoram nos seus templos, pelo mundo fora. O Presidente Thomas S. Monson, Presidente da Igreja, explicou: “Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o templo é o lugar mais sagrado da Terra. É a casa do Senhor” ('As Bênçãos do Templo,” A Liahona, out. 2010, 12.

Nas últimas décadas, o número de templos Mórmons aumentou consideravelmente a fim de acomodar o crescimento mundial da Igreja. Em meados de 1981, a Igreja tinha apenas 19 templos em funcionamento; perto do final do ano 2000, já contava com 100 (ver Gordon B. Hinckley, “Este Grande Ano Milenar”, A Liahona, janeiro de 2001 p. 80). Em fevereiro de 2017, existiam 155 templos Santos dos Últimos Dias em funcionamento a nível mundial, com 11 templos em construção e 11 templos adicionais que embora tivessem sido anunciados, ainda não haviam iniciado a sua construção. Os 11 templos em construção incluíam os templos em Paris, França; Tucson, Arizona; Meridian, Idaho; Cedar City, Utah; Roma, Itália; Concepción, Chile; Barranquilla, Colômbia; Kinshasa, República Democrática do Congo; Durban, África do Sul; Fortaleza, Brasil; e Lisboa, Portugal (ver “Mormon Temples Currently Under Construction,” mormonnewsroom.org). Para consultar a lista dos templos atuais, visite o site temples.lds.org.

Como posso aprender mais?

Milhões de pessoas de todas as partes do mundo encontraram paz, companheirismo e respostas às suas perguntas em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para saber como pode encontrar-se com os missionários Mórmons da sua área, visite o site mormon.org.