No Interior dos Templos dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias constrói templos para aproximar as pessoas de Deus.

Os templos dos Santos dos Últimos Dias são edifícios sagrados dedicados a Deus.

O que é um templo dos Santos dos Últimos Dias?

Para os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o templo é o lugar mais sagrado da Terra. É um lugar de aprendizagem espiritual, onde as pessoas aprendem mais profundamente acerca do evangelho de Jesus Cristo e do plano de Deus para os Seus filhos.

De que forma é que um templo é diferente de uma capela?

As capelas são usadas para a adoração normal do Dia do Senhor. As famílias assistem juntas à reunião de adoração principal, sendo ainda realizadas aulas adicionais para as crianças, jovens e adultos. As capelas são também o local para a realização de atividades durante a semana. Todos, independentemente da religião, são bem-vindos a participar das reuniões dominicais e das atividades na capela.

Os templos servem um propósito diferente. Apenas os membros dedicados da Igreja, que vivem os mandamentos de Deus, podem entrar no templo.

O que é que acontece num templo dos Santos dos Últimos Dias?

No templo, os Santos dos Últimos Dias realizam certas cerimónias ou ordenanças onde fazem promessas sagradas a Deus. Essas promessas são chamadas de convénios.

Investidura

A cerimónia principal é chamada de investidura. Durante esta cerimónia, os membros aprendem acerca do plano de Deus para os Seus filhos e prometem obedecer a mandamentos específicos. Em troca, Deus promete que aqueles que fizerem e cumprirem estas promessas podem voltar a viver com Ele, depois desta vida.

Selamento

Nos templos, os casais e as famílias podem ser selados, ou unidos para a eternidade. Estas cerimónias de selamento permitem que os relacionamentos familiares continuem para além do túmulo. A possibilidade das famílias ficarem juntas não só nesta vida, mas também pela eternidade, é uma das maiores dádivas prometidas pelo evangelho de Jesus Cristo.

Trabalho pelos Mortos

Depois das pessoas receberem a sua própria investidura, são incentivadas a regressar ao templo com frequência para fazer promessas a favor dos seus antepassados já falecidos. Isto inclui o batismo pelos familiares que faleceram sem ter tido a oportunidade de receber esta ordenança.

O que são as portas abertas e a dedicação de um templo?

Quando é construído um templo novo, ele fica, durante várias semanas, aberto ao público para o que, habitualmente, é chamado de “portas abertas”. O público pode participar em visitas guiadas gratuitas pelo templo e aprender mais sobre o trabalho sagrado e maravilhoso que ali será realizado.

Findo o período das portas abertas, é realizada uma cerimónia de dedicação e o edifício passa a destinar-se à obra de Deus. As dedicações dos templos, geralmente, incluem música e discursos dados pelos líderes da Igreja. Há também uma oração dedicatória proferida por um líder da Igreja. Nesta oração, o líder da Igreja dedica o templo e pede a Deus que o abençoe. Depois da dedicação, só os membros com um forte compromisso podem lá entrar.

Como é que posso entrar num templo dos Santos dos Últimos Dias?

Para entrar no templo, após este ter sido dedicado, tem de ser-se um membro fiel d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há pelo menos um ano. Com os vários templos que se encontram em fase de construção ou em ampla renovação, muitas mais oportunidades de portas abertas estão ou estarão disponíveis no futuro.

Como é posso aprender mais acerca dos Templos dos Santos dos Últimos Dias?

Para descobrir uma oportunidade de portas abertas ou para saber mais acerca dos templos dos Santos dos Últimos Dias e de como estes fazem parte do plano de Deus para si e para a sua família, visite www.vindeacristo.org/?lang=por ou https://www.churchofjesuschrist.org/temples?lang=por.