As Palavras dos Servos de Cristo

Isabel Abreu, Ramo Guimarães, Estaca do Porto Norte

Durante este fim-de-semana decorreram as sessões da 185ª da conferência geral d'A Igreja De Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Foram dois dias em que os Santos e o mundo inteiro, tiveram a oportunidade de ouvir o profeta vivo Thomas S. Monson, ouvir os apóstolos de Jesus Cristo e  outras autoridades gerais da igreja.

As mensagens que eles nos transmitiram tocaram os nossos corações. É difícil que alguém com um coração aberto e quebrantado, não tivesse sentido o poder e a veracidade das palavras destes servos de Cristo. Mais ainda, com a oportunidade de termos novos apóstolos, qualificados para ocupar o importante cargo para o qual foram chamados.

Ao longo da conferência, entre todos os discursos proferidos, dois chamaram-me a atenção. O primeiro foi do Presidente Thomas S. Monson que referiu a escritura da epístola do apóstolo Paulo para Timóteo: '(…) sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza.'1. Ao longo desta semana questionei-me de como conseguiremos ser a luz do mundo? Como conseguiremos ser um exemplo para um mundo em que a iniquidade reina? Em que os pensamentos, as palavras e as ações nefastas se estão a tornar uma rotina? A resposta ás minhas inquietações não poderiam ser melhor respondidas. Ao procurarmos ser exemplos na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza, vamos nos qualificar para ser uma luz, um exemplo para o mundo.

Todos carregamos o sentimento de pertencer a um grupo maior e ao mesmo tempo o sentimento de individualidade. Estamos sozinhos nas nossas vidas, mas também compomos esse organismo maior que é a sociedade. Ou seja, as nossas atitudes primeiro nos influenciam-nos, mas também acarretam benefícios ou consequências para os demais. Por isso, não devemos temer de ser quem somos, uma vez que temos a certeza que este é o caminho certo a percorrer.

A segunda passagem foi do Élder Dale G. Renlund, do quórum dos Doze que afirma '(...) na Igreja, para servir efetivamente ao próximo devemos vê-los com os olhos de um pai, pelos olhos do Pai Celestial. (...) Essa perspetiva expandida abrirá nosso coração aos desapontamentos, medos e sofrimentos de outras pessoas. (…) Somente quando vemos pelos olhos do Pai Celestial podemos encher nos do ‘puro amor de Cristo’'2.
Muitas vezes, nós não prestamos a atenção devida ás pessoas que nos rodeiam. Por vezes, nem sequer nos passa pela cabeça que essas pessoas estejam a precisar de consolo, de uma palavra amiga, pois estamos centrados em nossos problemas, acabando por esquecer que vivemos numa sociedade e que necessitamos uns dos outros para viver uma vida verdadeiramente feliz.

A vida não é perfeita para ninguém e às vezes os desafios e as dificuldades que enfrentamos podem tornar-se avassaladores. Tal como o Presidente Thomas S. Monson mencionou:' (...) o adversário e as suas hostes estão implacavelmente buscando uma fenda em nossa armadura, um lapso na nossa fidelidade'3. Contudo, se permanecermos caminhando firmes ao lado do Senhor, seremos fortalecidos para que consigamos ultrapassar todas as dificuldades. Por isso, lembrai-vos que somos todos filhas(os) do Pai Celestial e como tal nos devemos respeitar e ajudar uns aos outros.

Testifico que ao seguirmos o exemplo do Salvador, teremos a oportunidade de ser uma luz na vida das pessoas. Seja na escola, no trabalho, no bairro ou em casa, somos representantes do Senhor e estamos a serviço Dele. No trabalho sagrado não importa a idade ou experiência. O trabalho de salvação diz respeito ao desenvolvimento de um coração quebrantado, um espírito contrito e o desejo de usar nossos dons e talentos especiais para fazer a obra do Senhor à maneira Dele.

Este o testemunho que eu vos deixo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

1. 1 Timóteo 4:12
2. Pelos Olhos de Deus, Élder Dale G. Renlund, 185ª Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias, outubro 2015.
3. Ser um Exemplo e uma Luz, Presidente Thomas S. Monson, 185ª Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias, outubro 2015.