A Noite Familiar: Uma Tradição Mórmon

As famílias Mórmon passam tempo juntas durante uma noite familiar por semana.

Os Mórmons, ou membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD), acreditam que Deus nos deu famílias para nos ajudar a tornarmo-nos na pessoa que Ele deseja que nos tornemos. Os Mórmons acreditam que a família foi ordenada por Deus e que mesmo depois de morrermos, Deus deseja que fiquemos com as nossas famílias no Céu. Deste modo, não admira que os Mórmons acreditem que o tempo em família deve ser uma prioridade aqui na Terra!

O que é a noite familiar?

Os Santos dos Últimos Dias são aconselhados a reservar tempo uma noite por semana para aprenderem e brincarem juntos em família. Esse tempo é designado de noite familiar. A noite familiar é uma tradição dos Santos dos Últimos Dias de há mais de um século (ver “100 Anos da Noite Familiar,” Liahona, Abr. 2015, 80). A noite familiar é geralmente realizada nas noites de segunda-feira, mas pode ser realizada em qualquer noite da semana.

O que é que as famílias Mórmons fazem durante a noite familiar?

A noite familiar é um tempo para fortalecer os vínculos familiares. É um tempo para as famílias Mórmons se aproximarem. As atividades da noite familiar podem ser tão simples ou estruturadas quanto a família assim o desejar; o mais importante é passarem tempo juntos a fazer algo divertido. Durante a noite familiar, muitas famílias Mórmons gostam de jogar jogos fazer desporto juntos, cantar, servir outros, comer guloseimas e partilhar talentos. Os Mórmons acreditam que a realização da noite familiar pode trazer a paz, a união e o amor a uma casa.

Os Mórmons são cristãos e as famílias Mórmons também acreditam que a noite familiar é o momento para os pais ensinarem os seus filhos sobre o evangelho de Jesus Cristo. Os mórmons acreditam no ensinamento da Bíblia de que os pais devem educar os seus filhos “na doutrina e admoestação do Senhor (ver Efésios 6:4). Outras escrituras Mórmons ensinam que os pais devem ensinar os seus filhos a “orar e a andar em retidão perante o Senhor.” (ver D&C 68:28). Deste modo, muitas famílias Mórmons começam e terminam a noite familiar com uma oração. Durante a noite familiar, as famílias também estudam a palavra de Deus e debatem acerca de questões ou preocupações que os membros da família possam ter acerca de temas do evangelho.

Como posso aprender acerca do plano de Deus para a minha família?

Tem curiosidade em saber mais acerca das crenças Mórmon referentes às famílias e ao que Deus deseja para a sua família? Para saber mais acerca do plano de Deus para as famílias, visite o site mormon.org.