Pular para a Navegação Principal

A Igreja Mórmon e a Ajuda Humanitária

Saiba Mais Sobre o Serviço Prestado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Tanto os missionários Mórmons como os membros da Igreja passam a maior parte do seu tempo a ajudar os outros por meio de atos de serviço amoroso e cristão.

Quando um certo homem perguntou a Jesus Cristo qual era o maior mandamento de todos, Jesus ensinou: “O primeiro de todos os mandamentos é... Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Marcos 12:29–31). Sendo Cristãos, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (às vezes chamados de Mórmons) esforçam-se por seguir o mandamento de Jesus Cristo de demonstrar amor ao próximo em todas as partes do mundo. Os mórmons acreditam que uma das melhores formas de demonstrar amor pelos outros é prestando serviço. Inspirados pelas admoestações das escrituras de amar e servir aos outros (ver Tiago 1:27; Alma 34:27–29), os Mórmons ajudam os seus irmãos e irmãs mais necessitados de inúmeras formas.

Como é que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias presta serviço a outros?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está envolvida em inúmeros projetos de serviço que alcançam dezenas de milhares de pessoas a nível mundial. Diversas organizações dentro da Igreja gerem os seus serviços e esforços humanitários, inclusive a LDS Charities e o Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias.

  • A LDS Charities desenvolve vários programas humanitários a nível mundial “baseados nos princípios da responsabilidade individual, do apoio comunitário, da autossuficiência e da sustentabilidade” (“What We Do,” ldscharities.org). Uma das iniciativas desenvolvidas pela LDS Charities é a Benson Food, cujo foco é o de ajudar os “beneficiários a aumentar a sua segurança alimentar através de práticas sustentáveis e económicas”, inclusive a produção de alimentos em casa, uma melhor nutrição e o armazenamento de alimentos. A Benson Food está implementada em 12 países e serviu aproximadamente 116.000 pessoas em 2016 (ver “What We Do,” ldscharities.org). Outras iniciativas desenvolvidas pela LDS Charities focam-se no fornecimento de água potável; na resposta de emergência a desastres naturais, conflitos civis e fome; em programas de vacinação; cuidados   maternos e neonatais; cuidados oftalmológicos e a doação de cadeiras de rodas e aparelhos de ajuda à mobilidade, para pessoas portadoras de deficiências (ver “What We Do” ldscharities.org). A LDS Charities também trabalha em parceria com outras organizações em todas as partes do mundo para ampliar o impacto das suas iniciativas e melhor atender às necessidades locais.

  • O Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias localiza-se em Salt Lake City, Utah, EUA. No Centro Humanitário, são preparados suprimentos humanitários para uso mundial. Em média, o Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias envia, anualmente, cerca de 8 milhões de quilos de sapatos e roupas, 300 mil kits de higiene e de material escolar e 12.000 mantas para mais de 50 países (ver “Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias,” lds.org/topics). Sempre que possível, os suprimentos humanitários são adquiridos perto do local onde são necessários. Para além disso, no Centro Humanitário, são proporcionados até 18 meses de formação, no âmbito da autossuficiência, aos membros da comunidade mais vulneráveis, inclusive refugiados e imigrantes, com o objetivo de os ajudar a preparar-se para entrarem no mundo do trabalho. Após os cursos de formação, o centro ajuda os formandos a encontrar um emprego.

Além desses programas mundiais e dos numerosos pequenos projetos de serviço patrocinados pelas diversas congregações, muitos membros da Igreja já serviram outros através do programa Mórmon “Mãos que Ajudam”. Facilmente reconhecíveis pelos seus coletes amarelos, os voluntários das Mãos que Ajudam prestam serviço comunitário e humanitário em resposta a catástrofes (ver “Mãos que Ajudam,” lds.org/topics). O objetivo do programa Mórmon “Mãos que Ajudam” não é o de doar bens ou fundos, mas sim o de prover mão de obra voluntária em momentos de necessidade. Os milhares de membros da Igreja que já serviram como voluntários no programa Mórmon “Mãos que Ajudam”, testemunham que os Mórmons são Cristãos que contribuem para o bem das suas comunidades.

O que os fazem os missionários Mórmons para servir?

Muitos membros da Igreja prestam um serviço amoroso e cristão quando servem como missionários Mórmons. Muitos missionários Mórmons servem missões de proselitismo, durante as quais passam a maior parte do tempo a pregar o evangelho de Jesus Cristo. Muitos outros membros da Igreja servem missões de serviço da Igreja. As missões de serviço da igreja são muitas vezes uma opção para os jovens que não podem ingressar em missões de proselitismo devido a problemas físicos, mentais ou emocionais (ver “A Preparação para Servir,” lds.org/callings/missionary). Muitos casais mais velhos também decidem servir em missões de serviço da Igreja. Durante as missões de serviço da Igreja, os missionários Mórmons podem doar do seu tempo para ajudar em grupos de apoio à recuperação de dependências; servir nos armazéns dos bispos, onde a comida é gratuita para os necessitados; ajudar nos centros de recursos e emprego; ajudar a atender às necessidades físicas e espirituais das pessoas que vivem nas cidades do interior; e ajudar outros por meio da pesquisa de história da família ou da indexação de registos históricos (ver “Explore Opportunities,” lds.org/callings/missionary).

Como posso aprender mais?

Sendo Cristãos, os Mórmons esforçam-se por seguir o mandamento do Salvador de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem a nós (ver Mateus 7:12). Existem inúmeras formas pelas quais os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, inclusive os missionários Mórmons, servem pelo mundo fora. Para saber mais sobre o serviço prestado pela Igreja, visite o site mormon.org.