Pular para a Navegação Principal

A Vida de Joseph Smith: A Primeira Visão

Como a Primeira Visão Mudou o Mundo

Quem foi Joseph Smith?

Se já ouviu falar acerca dos Mórmons, pode questionar-se acerca de quem deu início ao Mormonismo. Joseph Smith Jr. é talvez mais conhecido como o homem, através do qual Deus restaurou a sua verdadeira igreja, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como a Igreja Mórmon. Mas, muito antes de ser conhecido como o fundador de um movimento religioso mundial, Joseph Smith era um menino humilde que desejava apenas saber a qual igreja deveria filiar-se.

Como é que Joseph Smith se interessou por religião?

Em adulto, Joseph relatou: “aos 12 anos, a minha mente ficou seriamente impressionada em relação às preocupações importantes pelo bem-estar da minha alma imortal” (“History, circa Summer 1832”, 1–2, ortografia, pontuação, capitalização e gramática padronizadas). Durante os primeiros anos de adolescência de Joseph, ele e a sua família moravam numa parte do estado rural de Nova York que se tornou conhecido pelo seu entusiasmo religioso. Palmyra, a cidade onde Joseph e a sua família viviam, e a área circundante era conhecida como o “distrito queimado” em virtude das rivalidades religiosas que repetidamente varreram a região (ver “Relatos da Primeira Visão,” Gospel Topics, topics.lds.org).

Joseph sentia-se comovido e confuso com este entusiasmo religioso e desejava sinceramente saber qual das muitas seitas que lutavam por obter conversos era a verdadeira Igreja de Deus (ver Steven C. Harper, “A Primeira Visão: Uma Narrativa de Acordo com os Relatos de Joseph Smith,” history.lds.org; ver também Joseph Smith—História 1:9–10). Joseph, que na época tinha catorze anos, voltou-se para a Bíblia em busca de ajuda. Inspirado por Tiago 1: 5, onde diz “se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a Deus”, Joseph dirigiu-se a um bosque perto da sua casa à procura de respostas em espírito de oração (ver Joseph Smith—História 1:11–15). 

primeira visão

O que é a Primeira Visão?

Depois que Joseph ter entrado no bosque, ele ajoelhou-se numa zona isolada de árvores e começou a orar em voz alta pela primeira vez na sua vida (ver Joseph Smith—História 1:14). Mas assim que o jovem Joseph começou a orar, ficou sem conseguir falar. Joseph explicou: “Apenas iniciara [a minha oração], imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi a sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar.” (Joseph Smith - História 1: 15). Joseph também relatou que “uma densa escuridão se formou [em seu] redor” e ele temeu que fosse ser destruído (Joseph Smith - História 1:15)

Em resposta a essa esmagadora oposição e escuridão, Joseph orou ainda com mais força. E foi então que ocorreu um dos maiores milagres dos tempos modernos, a que os Mórmons chamam de Primeira Visão. Joseph, recordando esta experiência, disse: “Mas usando todas as forças para clamar a Deus que me livrasse do poder desse inimigo que me subjugara, no momento exato em que estava prestes a sucumbir ao desespero e abandonar-me à destruição . . .  , vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. Assim que apareceu, senti-me livre do inimigo que me sujeitava. Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith—História 1:16–17).

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, na Primeira Visão de Joseph Smith, tanto Deus o Pai como Jesus Cristo falaram. Eles instruíram Joseph a não se filiar a nenhuma das igrejas presentes na terra, uma vez que “nenhuma delas era reconhecida por Deus como a Sua igreja e o Seu reino”, e prometeram a Joseph que “a plenitude do evangelho lhe seria apresentada no futuro” (Joseph Smith, “Church History,” Times and Seasons, mar. 1, 1842, 707, josephsmithpapers.org). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que a plenitude do evangelho foi restaurada através de Joseph Smith quando o Senhor estabeleceu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por seu intermédio, dez anos depois.

Porque é que a Primeira Visão é importante para o Mormonismo?

Os Santos dos Últimos Dias consideram a Primeira Visão de Joseph Smith como o primeiro grande passo essencial para estabelecimento do Mormonismo. Através da Primeira Visão, aprendemos duas verdades fundamentais para a doutrina Mórmon. Primeiro, que Deus e Jesus Cristo são dois seres individualizados, tendo cada um deles um corpo perfeito e glorificado. Segundo, que Deus continua a revelar a Sua vontade aos homens nos dias de hoje.

Após a Primeira Visão, Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon, um volume de escrituras antigas que ensinam acerca de Jesus Cristo; restaurou o verdadeiro sacerdócio e o poder selador que permite às famílias ficarem juntas depois desta vida; e recebeu muitas mais revelações de Deus. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Joseph Smith foi verdadeiramente um profeta de Deus.

Como Posso Aprender Mais?

Para aprender mais acerca da extraordinária vida e missão de Joseph Smith visite o site mormon.org.